domingo, 6 de junho de 2010

A foto com o presidente Lula


Um dia desses, na universidade, quando estávamos dando uma formação para professores (as) camponeses (as) – sobre a mesma temática – fomos agraciados com a presença do Presidente Lula, que apareceu sem ter nos comunicado com antecedência. Na verdade, nem precisava, pois Presidente da República é presidente!

Por felicidade minha, ele apareceu bem na hora que iria dá minha singela contribuição no seminário. Aí já viu, foi àquele maior alvoroço, perdi até o fio da miada. Se tinha vontade de tirar uma foto com Lula, a pretensão aumentou ainda mais.

O que chamava nossa atenção e nos deixava felizes foi o presidente ter aparecido em um pequeno seminário sobre Educação do Campo. Acredito que os presentes, por um instante, pensaram na valorização que Lula estaria dando, dessa vez, a educação. Embora, o interesse maior de todos parecia que estava em tirar uma foto ao lado do homem e pouco se lembravam sobre formação, ou coisa parecida. Afinal de contas, não é todo dia que aparece o Presidente.

Sendo assim, fui logo fazendo a pouse, já que me senti no direito de ser o primeiro a ser fotografado, tendo em vista que seria o próximo a apresentar o conteúdo que teria sido planejado pelo o grupo. Sem contar ainda que a prática autoritária persegue-me sem muita insistência. Mais antes, deixamos o presidente falar sobre sua vinda à universidade, e sem que ele abrisse a boca – talvez fosse até melhor assim –, com muita intimidade, ao lado dele, que nem papagaio de pirata, fui logo perguntando: – Lula, depois você tira uma foto comigo?

Nem precisou que o presidente me respondesse, abracei-o e passei a câmera digital para um colega. Por desespero meu, o infeliz não soube utilizá-la! Sem muita cordialidade e meio suado, como sempre, Lula aproveitou da minha brecha para falar sobre sua vinda. Teve a coragem de falar que a transposição do rio São Francisco era importante para os ribeirinhos. Antes que ele concluísse, passei a digital para uma outra pessoa, e fui logo abraçando-o pelo lado esquerdo (de propósito!). Repentinamente, uma professora, aproveitando da situação, atravessou em minha frente agarrando Lula pelo lado direito para sair também na tal fotografia. Em momento algum tive objeção pela insistência, já que ele, mais do que ninguém, tem um histórico recheado de muita perseverança, pois foi candidato à presidência várias vezes.

Por infelicidade minha, ao consultar a digital, tinha saído na foto somente o rosto do presidente com “os dentes amarelo” e o sorriso à Monaliza da professora. Quando eu ia fazendo a terceira pouse, a colega mostrou a câmara, que dava um aviso: “Bateria descarregada”! A tecnologia tem dessas coisas: no momento que a gente mais precisa, nos deixa na mão.

Mas se a sorte não estava comigo no sonho, ela acordou-me para a realidade.

Justino Cosme, estudante

2 comentários:

  1. Caro amigo Justos relembrando algumas palavras suas nos velhos tempos de UNEN ao ler entre as linhas do seu singelo texto me pergunto se sua camera não é como nós.... do contra... imagine guardar uma recordação de um homem que um dia foi como nós pobres mortais e que hoje quer migrar nosso rio para outro desafortunados que infelizmente sofrem de fome e sede!Não sei se o espirito do seu texto foi mostrar o quã oportuno foi o discurso pronto do nosso Presidente que volta e meia tenta convencer-nos das maravilhas da transposição.
    Obviamente não julgo vc por querer uma foto com Lula afinal celebridade é celebridade e fã é fã.
    Desde ja deixo claro que seu texto esta maravilhoso com um toque de ironia que somente vc sabe passar. Espero que continue escrevendo. Abraços de sua amiga de ontem, hoje e sempre.Ermita

    ResponderExcluir
  2. Semelhante atrai semelhante: vc (Cosme)e o presidente são companheiros de ideal, e pessoas que não comungam das mesmas ideias do presidente não poderiam ser surpreendidas por ele, ainda mais em no exercicio de suas atividades profissionais. Que privilegio! Um abraço . "corrigenda", postei no lugar erra, mas agora está certo.

    ResponderExcluir