segunda-feira, 14 de junho de 2010

Breve relato da carreira de João de Paratinga – compositor, cantor e educador

João Pereira de Souza Filho nasceu em Paratinga-BA, oeste baiano, mas passou a sua infância até os dez anos de idade morando com seus pais na Comunidade de Mangal/Barro Vermelho. É compositor/educador, graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, é um militante e defensor da cultura ribeirinha, com enfoque maior para os quilombos. Têm alguns escritos, como um artigo aprovado pela SBPC do Pará e UESB, intitulado “A Educação na Cultura Quilombola e o Currículo”, construído junto com outros graduandos do curso de Pedagogia. Em dezembro de 2008, teve outro artigo publicado nos anais da UNEB, com o tema: “A Capoeira na Construção da Identidade Étnico-Raciais”.

Como compositor, tem um CD intitulado “Canta Vida”, em 2005 a qual foi muito trabalhado nas escolas, por ter temáticas relacionadas às questões ambientais e raciais. Em 2007, participou do Festival Universitário, promovido pela UNEB/UFBA, com a canção: “Canto pela Vida”, de sua autoria, participou do Projeto “Visto Cultural” em Bom Jesus da Lapa – Ba. Participou da Semana do São Francisco, Movimento organizado pela FUNDFRAN, em Ibotirama-Ba. Participação nos eventos da Semana da Consciência Negra na UNEB, Bom Jesus da Lapa-Ba. Ultimamente tocou no Congresso Nacional da PJMP, em Bom Jesus da Lapa, no Beco Cultural, antecipando o Show de Juraildes da Cruz e Eventos Culturais organizados pela PJMP de Paratinga.

Em 2009 tem a oportunidade de produzir o seu 2º CD intitulado “Alma do Cantador” e de realizar palestras sobre temáticas raciais em cinco Comunidades Remanescentes de Quilombo do Território Velho Chico, custeado pelo Fundo de Cultura da Bahia e Funceb, através do Projeto “Cor e Canto”. Logo em seguida, já em 2010, conseguiu apoio financeiro da CESE, Coordenadoria Ecumênica de Serviço para realização de Oficinas sobre: Questões de Gênero: Violência contra Mulher e Juventude, Terra e Cidadania e a divulgação do CD, com noite cultural em Assentamentos Rurais em Paratinga, de forma que o trabalho desse artista seja mais conhecido e divulgado.

Por isso, leitores, sugiro que ouçam o CD “Alma do Cantador”, deste grandioso, mas humilde cantor e compositor. Tendo em vista ser maravilhoso, pois anuncia e denuncia as macelas sofridas pela população ribeirinha, bem como a natureza, especificamente, o rio São Francisco. Além das deliciosas músicas remeterem a população camponesa, ainda João, generosamente, da voz aos quilombolas através de suas composições.

Um comentário:

  1. Nossa foi muito enriquecedor ler um pouco da biografia de meu nobre colega João Pereira com o qual cursei algumas discipinas no curso de pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB ;esta por sua vez veio ratificar a humildade e taleto traços típicos de sua personalidade.

    ResponderExcluir